O neandertal foi uma espécie de hominídeo que viveu na Ásia e na Europa entre cerca de 400 mil anos atrás e 40 mil anos atrás. Os pesquisadores apontam que ele possuía corpo, estrutura óssea e cérebro diferentes do Homo sapiens, embora tivessem muitas semelhanças e tenham coexistido.
O neandertal é considerado um hominídeo bastante inteligente pelos pesquisadores, pois fabricava objetos e ferramentas para garantir a sua sobrevivência. Comia tudo o que estivesse disponível, mas consumia principalmente carne animal. Diversos motivos levaram a sua extinção, por volta de 40 mil anos atrás.
Leia também: Nomadismo — forma de vida muito comum durante a Pré-História
Resumo sobre o neandertal
-
O neandertal foi uma espécie de hominídeo antecessora do Homo sapiens.
-
Viveu entre 400 mil anos atrás e 40 mil anos atrás.
-
Espalhou-se pelo continente europeu e asiático.
-
Tinha corpo, estrutura óssea e cérebro diferentes do Homo sapiens.
-
Os neandertais eram muito inteligentes e produziam diversas ferramentas e objetos para garantir a sua sobrevivência.
-
Foram extintos por diversos motivos, tais como endogamia, mudanças climáticas, doenças, etc.
O que é neandertal?
O neandertal foi uma espécie de hominídeo que viveu na Europa e Ásia. Estima-se que tenha surgido por volta de 400 mil anos atrás, tendo sido extinto por volta de 40 mil anos atrás, embora as causas dessa extinção não sejam claras ainda.
As pesquisas apontam uma série de semelhanças entre o neandertal e o ser humano moderno. Isso fez com que muitos pesquisadores considerassem o neandertal uma espécie de Homo sapiens, embora a maioria dos estudiosos ainda considere se tratar de uma espécie anterior ao ser humano moderno.
Os pesquisadores atuais apontam que os neandertais tinham um estilo de vida sofisticado, produzindo ferramentas e diversos objetivos. Acredita-se também que eles tinham a capacidade de se comunicar pela fala, embora não se saiba qual a linguagem utilizada. Os pesquisadores falam também que, embora eles soubessem produzir o necessário para a sua sobrevivência, tinham um corpo muito bem preparado para o frio.
O primeiro vestígio dos neandertais foi encontrado em meados do século XIX, na Alemanha, em uma pedreira na região do Vale de Neander. Esses vestígios depois foram identificados como ossos de uma espécie de hominídeo anterior ao Homo sapiens. O hominídeo levou esse nome por conta do nome do vale (Neander) e porque “thal”, em alemão, significa vale.
Contexto histórico do neandertal
O homem de Neandertal foi um dos grupos de hominídeos que existiram na Pré-História, o período do tempo que acompanha a evolução da humanidade desde os primeiros hominídeos e as formas de sobrevivência de cada um desses grupos até o surgimento do Homo sapiens. Esse período se estendeu até o surgimento da primeira forma de escrita, que aconteceu por volta de 3500 a.C.
Além disso, o homem de Neandertal surgiu no período geológico que é conhecido como Pleistoceno Médio, que se estendeu de 770 mil anos atrás até 126 mil anos atrás. Esse período ficou marcado por longos períodos glaciares, o que evidencia a capacidade do homem de Neandertal de se adaptar ao frio.
Características do neandertal
Dentre as características dos neandertais, destacam-se:
-
A altura média do homem de Neandertal, segundo os pesquisadores, variava entre 1,65 m e 1,69 m. Já as mulheres neandertais tinham uma altura média entre 1,50 m e 1,60 m.
-
Possuíam boas habilidades na produção de objetos, ferramentas e roupas.
-
Sabiam manusear plantas para produzir remédios.
-
Sabiam cozinhar seus alimentos.
-
Tinham habilidades para caçar diversos tipos de animais, incluindo animais da megafauna.
-
Produziram parte das artes pré-históricas.
-
Possuíam um crânio e um cérebro maiores que os do Homo sapiens.
-
Eram, em geral, de pele branca, e muitos estudos apontam que a maioria deles possuía os cabelos ruivos.
-
O nariz era mais avantajado.
-
O queixo era retraído.
-
A caixa torácica era volumosa, mas os membros eram curtos.
Neandertal x Homo sapiens
O neandertal é considerado uma espécie anterior ao Homo sapiens. Mesmo que haja algumas semelhanças entre eles, há também muitas diferenças, como na formação do corpo, estrutura óssea e cérebro.
As duas espécies chegaram a conviver no mesmo período e, provavelmente, houve interações entre elas, mas os pesquisadores apontam que dificilmente conseguiram se comunicar. Acredita-se que as duas espécies produziam tipos de sons diferentes, sendo, provavelmente, muito difícil a comunicação verbal entre eles. Apesar disso, os pesquisadores falam que houve acasalamento entre neandertais e Homo sapiens, o que é corroborado pelo fato de que genes neandertais são encontrados no DNA humano na atualidade.
De toda forma, muitos pesquisadores falam que a interação entre o Homo sapiens e neandertais foi crucial para a extinção dos segundos, já que conflitos entre os dois grupos podem ter acontecido. O Homo sapiens teria se saído melhor na disputa, provavelmente por possuir armamentos melhores.
Leia também: Paleolítico — o período pré-histórico conhecido também como Idade da Pedra Lascada
Forma de vida dos neandertais
-
Alimentação dos neandertais
Acredita-se que os neandertais eram onívoros e consumiam tudo o que estivesse disponível para garantir a sua sobrevivência, o que inclui carne, plantas e frutos. Entretanto, o principal item da alimentação do neandertal era mesmo a carne. Os pesquisadores apontam que o neandertal era um grande caçador e possuía uma grande necessidade diária de calorias, por isso a caça era fundamental para a sua sobrevivência. Os neandertais caçavam de pequenos animais até os animais da megafauna, como os mamutes.
-
Reprodução dos neandertais
Os pesquisadores apontam que havia uma tendência entre os neandertais de reproduzir-se entre os membros do próprio grupo. A endogamia, como é chamado esse tipo de reprodução, acabou reduzindo a variabilidade genética e biológica dos neandertais, tornando-os vulneráveis, fazendo com que fossem sujeitos a doenças, o que os levou à extinção. Além disso, como já mencionado, houve reprodução sexual entre neandertais e Homo Sapiens.
-
Sociedade dos neandertais
Os neandertais viviam em grupos muito pequenos — o que tornava mais crítica ainda a questão da endogamia praticada por eles. Acredita-se que os grupos formados pelos neandertais possuíam até cerca de 30 membros e fala-se que os neandertais evitavam manter contato com outros grupos. Além disso, muitos pesquisadores apontam que havia relação de afetividade e ações que demonstravam os cuidados dos neandertais com os membros do clã mais enfraquecidos.
Extinção do neandertal
A extinção do neandertal é um assunto polêmico entre os pesquisadores, uma vez que não existe um consenso e nem evidências concretas. Entre as causas que poderiam explicá-la, está a endogamia que eles praticavam, o que limitou o crescimento de sua população. Outros pesquisadores apontam que conflitos com o Homo sapiens podem ter ocorrido, e os neandertais, por serem mais fracos, foram extintos.
Existem pesquisadores que também apontam que o clima foi fundamental para dizimar a população de neandertais. Isso porque se fala que as regiões habitadas por eles teriam passado por uma glaciação mais rigorosa que as regiões habitadas pelo Homo sapiens. Por fim, para grande parte dos pesquisadores a junção dessas causas, muito provavelmente, resultou na extinção dos neandertais.
Acredita-se atualmente que os últimos grupos de neandertais resistiram na Península Ibérica até por volta de 40 mil anos atrás, extinguindo-se a partir daí.
Exercícios sobre os neandertais
Questão 01
O neandertal leva esse nome porque vestígios desse hominídeo foram encontrados em um vale que se localizava em qual país?
a) Alemanha.
b) Bélgica.
c) Países Baixos.
d) França.
e) Espanha.
Resposta: Letra A.
O neandertal leva esse nome porque fósseis desse hominídeo foram encontrados em uma pedreira que estava no Vale de Neander, na Alemanha. A descoberta foi realizada em 1856, resultando na conclusão de que uma nova espécie de hominídeo havia sido encontrada.
Questão 02
A respeito da extinção do neandertal, selecione um alternativa que não traz uma das causas desse fato.
a) Endogamia.
b) Doenças.
c) Mudanças climáticas.
d) Inferioridade em relação ao Homo Sapiens.
e) Comunidades muito grandes e difíceis de serem geridas.
Resposta: Letra E.
Os neandertais não viviam em grandes comunidades, mas, sim, em grupos de até 30 pessoas. Nesse sentido, entende-se que o fato de viver em comunidades tão pequenas possa ter contribuído para a extinção dessa espécie de hominídeo.
Fontes
GROENEVELD, Emma. Neanderthal. Disponível em: https://www.worldhistory.org/Neanderthal/.
GROENEVELD, Emma. The Neanderthal-Sapiens Connection. Disponível em: https://www.worldhistory.org/article/1092/the-neanderthal-sapiens-connection/.
BLAKEMORE, Erin. Como eram realmente os neandertais e por que eles foram extintos? Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2023/03/como-eram-realmente-os-neandertais-e-por-que-eles-foram-extintos.
ZIVIC, Petra. O que levou os neandertais à extinção: violência ou sexo? Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-63550283.
ARDÈVOL, Jordi Rosell. Neandertal, a outra espécie humana que viveu há 500 mil anos. Disponível em: https://www.nationalgeographic.pt/historia/neandertal-a-outra-especie-humana-que-viveu-ha-500-mil-anos_3556
QUERO, Alberto. “Os neandertais tiveram muito sucesso no que fizeram, não foram uns fracassados”. Disponível em: https://brasil.elpais.com/ciencia/2021-09-01/os-neandertais-tiveram-muito-sucesso-nao-foram-uns-fracassados.html.