Exército Vermelho

O Exército Vermelho foi a força bolchevique que atuou na Rússia e que, posteriormente, se tornou o Exército Soviético. Foi criado em 1918 por Leon Trotsky e extinto em 1991.
Cartaz de propaganda do Exército Vermelho da União Soviética.
“Exército Vermelho: Forças Armadas da URSS para a proteção dos interesses dos trabalhadores”, diz propaganda soviética.[1]
Imprimir
Texto:
A+
A-

O Exército Vermelho foi criado em 1918. Seu fundador foi Leon Trotsky. Ele foi criado para se contrapor ao Exército Branco, organizado um ano antes, em 1917, durante a Guerra Civil Russa. O Exército Vermelho foi fundado para ser a força armada dos bolcheviques, enquanto o outro era a força de liberais, defensores do czar e anticomunistas em geral.

Algum tempo depois de sua criação, o Exército Vermelho mudou de nome, passando a se chamar Exército Soviético, mas o nome que pegou mesmo foi “Vermelho”. Ele foi extinto junto com o fim da União Soviética, em 1991. Durante todos os seus anos de existência, passou por diversas batalhas, ocupações, guerras e invasões. Durante o período stalinista perseguiu e teve pessoas de dentro dele também perseguidas, inclusive o próprio fundador, Trotsky.

Leia também: Revolução Russa — do fim da monarquia à ascensão do socialismo

Resumo sobre Exército Vermelho

  • O Exército Vermelho foi a força armada oficial da URSS. Criado pelos bolcheviques em 1918 e extinto em 1991.
  • A origem do Exército Vermelho remete à fase anterior à Revolução Russa, quando foi fundado por Trotsky para se defender do Exército Branco (conservadores e estrangeiros).
  • A função do Exército Vermelho era, inicialmente, lutar contra o Exército Branco, depois passou a fazer toda a defesa da URSS.
  • O maior líder do Exército Vermelho foi Leon Trotsky, seu fundador.
  • O Exército Vermelho defendia os valores da Revolução Bolchevique.
  • O Exército Vermelho era diametralmente oposto ao Exército Branco. Um era de bolcheviques revolucionários, e o outro de conservadores com apoio de forças estrangeiras.

O que foi o Exército Vermelho?

O Exército Vermelho eram as forças armadas russas. Foi criado durante a Guerra Civil pelos bolcheviques e depois passou a se chamar Exército Soviético, quando criada a URSS. Porém, o nome Exército Vermelho é como sempre foi conhecido, até sua extinção, em 1991, junto ao fim da União Soviética.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Origem do Exército Vermelho

A origem do Exército Vermelho está na Guerra Civil Russa, realizada entre os anos de 1918 e 1921. Seu fundador foi Leon Trotsky. Existia o Exército Branco, comandado pelos conservadores e pessoas não russas que tinham interesses no país. Para contrapô-los de maneira armada, os bolcheviques criaram o Exército Vermelho.

Após a vitória nessa guerra, o Exército Vermelho compôs oficialmente o poder, passando a ser força armada. A Guerra Civil Russa adveio do término da I Guerra, por essa razão o sentimento comum dos russos era de reconstruírem-se após os dois conflitos. Foi nesse período que o Exército Vermelho padeceu de uma onda de egressões.

No período stalinista, muitas pessoas foram presas, mortas, extraditadas ou torturadas. Dentro do Exército Vermelho, Stalin poupava um pouco mais. Embora isso não tenha impedido de fazê-lo com o maior líder daquele: Leon Trotsky.

Veja também: Massacre de Katyn — a crueldade das tropas soviéticas no território polonês

Qual a função do Exército Vermelho e o que ele defendia?

A função principal do Exército Vermelho era a de ser a força militar russa e soviética. Foi a fundamental em enormes batalhas, começando pela Guerra Civil, depois contra a China e o Japão. Foi responsável pela ocupação da Polônia, participou da II Guerra, invadiu a Manchúria e sempre esteve presente na defesa do comunismo no Leste Europeu. O Exército Vermelho defendia o regime instaurado pela Revolução de Outubro.

Quem era o líder do Exército Vermelho?

O principal líder do Exército Vermelho foi Leon Trotsky, que o fundou em 27 de fevereiro de 1918 e o comandou até 1925.

Leon Trotsky discursando aos soldados do Exército Vermelho em 1920.
Leon Trotsky discursando aos soldados do Exército Vermelho em 1920.

Diferenças entre Exército Vermelho e Exército Branco

O Exército Vermelho e o Exército Branco eram opostos um ao outro. Enquanto um foi criado pelos bolcheviques, o outro, fundado na mesma época, apenas um ano antes (em 1917), era formado por conservadores, pelos opositores à revolução. Muitos desses eram ainda defensores do czarismo, mas havia também liberais e, sobretudo, anticomunistas.

O Exército Branco ganhou auxílio dos Aliados constituintes da Tríplice Entente na I Guerra. Alexandr Kolchak, Vladmir Kappel e Anton Denikin eram os nomes de seus líderes. O Exército Branco foi derrotado pelo Vermelho, e, assim, consolidou-se a União Soviética após a Guerra Civil Russa.

Saiba mais: Stalinismo — autoritarismo e terror no governo soviético de Josef Stalin

Exercícios resolvidos sobre o Exército Vermelho

Questão 01

(Fuvest)

“Há oitenta anos, a Rússia era forte por causa do dinamismo revolucionário do comunismo, incluindo o poder de atração da sua ideologia. Há quarenta anos, a Rússia Soviética era forte por causa do poderio do Exército Vermelho. Hoje, a Rússia de Putin é forte por causa do gás e do petróleo.”

Timothy Garton Ash, historiador inglês, janeiro de 2007.

Do texto, depreende-se que a Rússia:

a) manteve inalterada sua posição de grande potência em todo o período mencionado.

b) recuperou, na atualidade, o seu papel de país líder da Europa.

c) conheceu períodos de altos e baixos em função das conjunturas externas.

d) passou de força política a força militar e, desta, a força econômica.

e) conservou, sempre, a sua preeminência graças ao incomparável poderio militar.

Resposta: Alternativa D, pois, ao considerarmos a história da Rússia, vemos que, com a revolução, obteve força política. Como vimos, com o Exército Vermelho, teve grande destaque — e também força militar —, mais recentemente dominando o petróleo, logo força econômica.

Questão 02

(UFRGS)

Considere as afirmações sobre a Revolução Russa de 1917 e seus desdobramentos.

I - Após a chamada “Revolução de Fevereiro”, de 1917, e a abdicação do czar Nicolau II, foi instaurado um regime parlamentar liberal, mais tarde removido pela Revolução Bolchevique de outubro do mesmo ano.

II - Durante a guerra civil que se seguiu à revolução, os Estados Unidos e as principais potências europeias apoiaram a luta dos bolcheviques contra os chamados “brancos” contrarrevolucionários.

III - Nos grandes expurgos da década de 1930, muitos dos “velhos bolcheviques”, antigos revolucionários aliados de Lenin, foram removidos do poder e executados a mando de Josef Stalin.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e III.

e) I, II e III.

Resposta: Alternativa D, pois, após 1917, ou seja, também depois da Revolução de Fevereiro e a renúncia do czar, foi estipulado um regime parlamentar liberal que, tempos depois, foi demovido pelos bolcheviques na Revolução de Outubro. Além disso, como vimos, Stalin foi um ditador que prendeu e matou milhões, inclusive antigos aliados. A II está completamente incorreta, pois os EUA jamais apoiaram ou apoiariam qualquer tipo de revolução bolchevique e/ou comunista.

Créditos da imagem

[1] Wikimedia Commons

Fontes

TROTSKY, Leon. A História da Revolução Russa. Volumes 1 e 2. Editora Paz & Terra.

Por Mariana de Oliveira Lopes Barbosa