Nix

Nix é uma deusa da religiosidade dos gregos antigos que era considerada a personificação da noite. Era muito temida, nem mesmo Zeus se atrevia a desafiá-la.
Pintura de uma mulher com um halo ao redor da cabeça, segurando um véu pontilhado, uma representação da deusa Nix.
Para os gregos antigos, Nix era uma deusa jovem, bela e vestia um véu estrelado; ela era a personificação da noite. [1]
Imprimir
Texto:
A+
A-

Nix é uma divindade da religiosidade dos gregos antigos, conhecida como a personificação da noite. Não era uma deusa de grande relevância nos mitos, aparecendo neles poucas vezes, e também não tinha grande relevância na religiosidade. Os relatos de Hesíodo contam as origens dessa deusa.

Por causa da sua diminuta relevância na religiosidade grega, Nix não possuía templos, embora os historiadores saibam que existiram estátuas dedicadas a essa deusa, e sacrifícios poderiam ser realizados a ela. Um mito grego sugere que era uma deusa temida, de temperamento sério, e que nem Zeus tinha coragem de desafiá-la.

Leia também: Afrodite — deusa grega do amor, da beleza, da fertilidade e do desejo

Resumo sobre Nix

  • Nix era uma deusa grega conhecida como a personificação da noite.

  • Era uma deusa secundária e, por isso, não tinha grandes aparições nos mitos gregos.

  • Existem duas versões para as origens de Nix, sendo uma narrada por Hesíodo e outra por Orfeu.

  • Era representada como uma deusa jovem, bela, vestida com roupas negras e um véu estrelado.

  • Não tinha grande relevância na religiosidade, não havendo nenhum templo para Nix.

Quem era Nix para os gregos?

Nix é uma divindade que faz parte da mitologia grega, considerada a personificação da noite. Não era uma deusa muito popular e também não possuía protagonismo nos mitos gregos, embora haja menções a ela. Nix é considerada uma deusa primordial, isto é, faz parte do primeiro grupo de deuses a surgir na cosmogonia grega.

Esses deuses surgiram durante a criação do Universo e são conhecidos como protogenos. Além disso, esses deuses são entendidos como aqueles que representam os elementos físicos e as forças que regem o Universo. A partir da origem deuses primordiais, todos os outros deuses e todos os seres míticos surgiram.

Além de ter pouca importância nos mitos, Nix também não tinha um grande papel na religiosidade dos gregos na Antiguidade, embora estivesse presente de alguma forma. Nix teve vários filhos, e as proles dessa deusa são mencionadas na Teogonia, de Hesíodo. A maioria dos filhos de Nix nasceram de sua relação com Érebo, deus que era considerado a personificação das trevas e da escuridão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nix era retratada pelos gregos como uma deusa jovem, bela e que vestia roupas negras, e algumas fontes falam que as roupas de Nix possuíam um véu estrelado. As descrições dela mencionam que ela tinha um temperamento sério. Ela também era comumente relacionada a um carro de guerra, isto é, uma biga, por meio da qual ela se locomovia. E havia representações de Nix como uma deusa alada, portanto, dotada de asas.

A casa de Nix era o Tártaro, conhecido como o local mais profundo do submundo dentro da cosmogonia dos gregos. Nesse mesmo local vivia Hemera, uma de suas filhas. Hemera, ao contrário de Nix, era a personificação do dia, e, por isso, as duas nunca estavam no mesmo lugar ao mesmo tempo. Quando Nix chegava ao Tártaro, Hemera estava saindo, e quando Hemera chegava, Nix saía.

Veja também: Atena — deusa grega da sabedoria, patrona da cidade de Atenas

Origens da deusa Nix

Como já citado, existem poucas menções a Nix na mitologia grega, mas sobre suas origens existem duas diferentes fontes que trazem diferentes versões para como Nix teria se originado. O primeiro relato é o de Hesíodo, uma das grandes fontes sobre mitologia grega. Em um de seus livros, Teogonia, Hesíodo relata que Nix teria surgido do Caos, o vazio que existia antes de o Universo ser criado.

Nix também é mencionada nos mitos órficos, um conjunto de mitos que se estabeleceu a partir dos relatos de um poeta da Trácia chamado Orfeu. Os mitos órficos são parte do orfismo e entendidos como uma reinterpretação dos mitos gregos. Nesses mitos, Nix seria filha de Fanes, deus responsável pela criação de todas as coisas. Além disso, os historiadores acreditam que Nix pode ter sido uma deusa de grande importância para o orfismo durante o início desse culto.

Como Nix aparece nos mitos gregos?

Origens à parte, Nix aparece em um mito grego em um contexto que demonstra o poder dela e como ela era temida. Nesse mito, Nix intervém em uma situação para proteger Hipnos, seu filho. Ele estava fugindo de Zeus, furioso porque teria sido alvo da ação de Hipnos, conhecido como deus do sono.

Nix protegeu Hipnos, e Zeus não teve coragem de seguir com a perseguição contra Hipnos, porque temia Nix. O mito deu a entender que Nix era tão poderosa e temida que nem o mais poderoso dos deuses, Zeus, tinha coragem de desafiá-la. Ela também foi mencionada em uma comédia de Aristófanes chamada As Aves.

Saiba mais: Religiosidade e mitologia dos gregos antigos

Nix na religiosidade grega

Como mencionado, Nix não era uma deusa de grande importância na religiosidade grega, por isso existem poucos indícios de práticas religiosas ligadas a essa divindade. Primeiramente, não existiam templos dedicados a Nix — pelo menos os historiadores e arqueólogos ainda não encontraram nenhum.

Mas, embora não houvesse templos para ela, sabemos que dentro de alguns templos religiosos dedicados a outros deuses havia estátuas em homenagem a Nix. Um dos templos que possuíam estátuas para essa deusa era o Templo de Ártemis, localizado na cidade de Éfeso. Os historiadores também sabem que pequenos sacrifícios eram realizados para Nix.

Créditos da imagem

[1] Bibliothèque nationale de France / Wikimedia Commons

Por Daniel Neves Silva