Minotauro

Minotauro é uma criatura presente na mitologia grega e conhecida por ser parte humana e parte touro, sendo bastante feroz e alimentando-se de carne humana.
Escultura de areia representando o Minotauro em exposição na Carcóvia, na Ucrânia.
O Minotauro é uma figura característica da mitologia grega.[1]
Imprimir
Texto:
A+
A-

Minotauro é uma conhecida criatura da mitologia grega marcada por sua ferocidade e por se alimentar de seres humanos. É caracterizado por ter corpo humano, mas o rosto e o rabo de um touro. Nasceu como fruto de uma relação de Pasífae, esposa de Minos, rei de Creta, com um touro.

Minotauro foi aprisionado em um labirinto como forma de conter sua ferocidade, sendo alimentado por oferendas de jovens enviados para Creta como sacrifício a ele. Foi morto pelo herói ateniense Teseu. Esse herói contou com ajuda de Ariadne, filha de Minos, e os mitos narram diferentes formas pelas quais a morte do Minotauro aconteceu.

Veja também: Mito do rei Midas

Quem é o Minotauro na mitologia grega?

O Minotauro é uma criatura da mitologia grega reconhecida por ter o corpo humano, mas com o rabo e a cabeça de um touro. Trata-se de uma criatura feroz que se alimenta de seres humanos.

Minotauro foi resultado de um caso extraconjugal de Pasífae, esposa de Minos, o rei de Creta. Seu nome surgiu pela fusão de duas palavras do idioma grego, Minos e tavros, e significa “touro de Minos”. O Minotauro também tinha um nome próprio, sendo nomeado por sua mãe de Astério.

Como surgiu o Minotauro?

A história do Minotauro tem relação direta com Minos, filho de Zeus e de Europa, que conquistou o trono de Creta após receber de Poseidon um belo touro. Esse touro foi dado por Poseidon, deus dos mares, por meio de um pedido de Minos, que o solicitou para sacrificá-lo em homenagem ao deus dos mares.

Ter o seu pedido atendido fez com que os irmãos de Minos abrissem mão do trono de Creta para que aquele pudesse ser coroado rei. Uma vez entronizado, Minos demonstrou ser um rei tirânico, perseguindo os seus irmãos e os expulsando de Creta. Além disso, ele não sacrificou o touro para Poseidon como havia prometido.

Isso enfureceu o deus dos mares e uma punição se abateu sobre Minos. Diferentes versões desse episódio entram em conflito sobre como aconteceu o castigo, e uma delas fala que Poseidon decidiu punir Pasífae, a esposa de Minos; outra fala que Poseidon convenceu Afrodite a punir Pasífae; e outra ainda aponta que Pasífae foi punida por Afrodite por outro motivo não relacionado a Poseidon.

A punição em si se relacionava com a paixão de Pasífae pelo touro que Minos havia recebido de Poseidon. O sentimento que se abateu sobre ela foi tão irracional que ela solicitou que Ícaro e Dédalo construíssem uma vaca de madeira que pudesse atrair o touro para um coito. Ela usou a vaca de madeira para copular com o touro escondendo-se dentro dela. Desse truque, nasceu Minotauro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Medusa — a górgona cuja aparência horrenda foi uma punição da deusa Atena

Como Minotauro ficou preso no labirinto?

Minotauro foi nomeado por sua mãe de Astério e foi cuidado por ela por alguns anos, mas, à medida que foi crescendo, demonstrou enorme ferocidade, e isso demandou que ele fosse aprisionado de alguma forma. Sua ferocidade era tamanha que ele só se alimentava de seres humanos.

A solução encontrada por Minos foi construir um labirinto para aprisioná-lo. Minos ordenou que Ícaro e Dédalo construíssem o labirinto porque eles haviam ajudado Pasífae quando ela solicitou a vaca de madeira. A prisão de Minotauro também foi útil a Minos, interessado em esconder a prova da traição de sua esposa.

Quem matou o Minotauro?

A morte de Minotauro passa por um herói ateniense chamado Teseu, filho de Egeu, rei de Atenas e de Etra (embora existam variações no seu mito que apontam que ele era filho de Poseidon). A atuação de Teseu na morte de Minotauro tem relação com um tributo que sua cidade era obrigada a pagar a Creta depois de uma guerra causada pela morte de Androgeu, filho de Minos.

A morte de Androgeu ocorreu por atenienses enciumados por seu desempenho atlético. Depois da guerra, Atenas foi derrotada e obrigada a pagar um tributo para Creta: enviar jovens belos e moças virgens para serem sacrificados por Minotauro, que se alimentaria deles. No terceiro envio dos jovens para o sacrifício, Teseu se voluntariou para ser enviado, mas o seu intuito era matar o monstro.

Chegando a Creta, Teseu contou com o auxílio de Ariadne, filha de Minos, que se apaixonou pelo herói ateniense. Ariadne descobriu o segrego para matar Minotauro e o contou para Teseu. O herói ateniense amarrou uma corda na saída do labirinto e iniciou a busca por Minotauro. A corda era para que Teseu não se perdesse no interior do labirinto.

Ilustração representando a luta em que Teseu matou o Minotauro.
Nos mitos gregos, Teseu foi o responsável por matar Minotauro.

Teseu encontrou Minotauro no labirinto e o assassinou. Existem diferentes versões sobre como isso aconteceu, e uma delas fala que a criatura foi morta com Teseu usando suas próprias mãos; outra versão fala que ele usou uma espada de seu pai; e uma terceira ainda conta que Minotauro foi morto com uma maça de armas.

Depois de matar Minotauro, Teseu retornou para Atenas, e, no meio do percurso, abandonou Ariadne, que se casou com o deus Dioniso. Com o feito, Teseu ficou conhecido por ter livrado Atenas do tributo que era pago a Creta.

Crédito de imagem

[1] Sergey Rybin / Shutterstock

Por Daniel Neves Silva