Emergiu em Portugal, em 1820, na cidade do Porto, manifestações de caráter revolucionário com propostas liberais, e que logo ganhou maiores proporções, se dispersando para várias outras localidades do território português.
A finalidade desse movimento tinha como princípio buscar uma liberdade em relação à subordinação inglesa dentro de Portugal, as forças inglesas permaneciam no país desde a expulsão dos franceses. Como a família real não se encontrava em Portugal, a administração ficou a cargo do comandante Beresford, general inglês que era considerado Lorde Protetor de Portugal.
Em decorrência de vários anos de conflitos provocados pela ocupação das tropas de Napoleão, surgiram conseqüências profundas na econômica do país, deixando-a em total falência, resultado dos grandes gastos com a guerra contra os franceses.
Outro fator determinante vinculava no setor industrial local, que possuía limitações comerciais não podendo concorrer com os produtos importados da Inglaterra que eram de qualidade superior e com valores mais acessíveis.
Além disso, as relações comerciais com a colônia americana já não eram viáveis economicamente, pois os portos de sua propriedade se encontravam dispostos para a utilização da Inglaterra e demais forças aliadas.
O grito do Ipiranga
Imprimir
Texto:
A+
A-
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por
Rainer Gonçalves Sousa