A Loteria no Brasil: uma viagem pela história da sorte

Imprimir
Texto:
A+
A-

A loteria é um dos jogos de azar mais jogados no mundo. É bastante divertida e, no Brasil, é muito popular, tanto que faz parte da cultura de toda a nação. É por isso que hoje vamos dar uma olhada na história da loteria no Brasil, desde seus primórdios até os dias atuais.

Quando a loteria foi criada?

É importante observar que a loteria não foi uma invenção brasileira; na verdade, as primeiras loterias oficiais que existiram datam do século XVI. Naquela época, vários países europeus começaram a lançar suas primeiras loterias e, com o passar dos anos, elas se internacionalizaram.

Curiosamente, foi exatamente em 1538 e na França que, pela primeira vez, o governo do país recebeu o poder de regulamentar a loteria. Isso daria mais peso e segurança jurídica ao jogo de azar e seria o passo definitivo para a globalização e a consequente chegada ao Brasil.

Quando a loteria chegou ao Brasil?

Se analisarmos a história do Brasil, podemos perceber que a loteria começou a ser usada desde o Império. Naquela época, o negócio de loteria no país era muito experimental e pouco controlado, mas foi somente no século XX que as regras foram estabelecidas.

Era responsabilidade do Estado brasileiro aplicar regras à loteria, o que lhe conferia maior credibilidade e segurança. Na verdade, o controle era tal que a Loteria Federal, uma das loterias mais populares entre 1930 e 1950, só podia ser vendida por quem ganhasse uma concorrência pública e desde que seguisse determinadas regras.

Além disso, os bilhetes de loteria só podiam ser vendidos em locais específicos nas grandes cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Houve um momento na história da loteria no Brasil em que o setor privado entrou no campo da loteria. Foi quando Peixoto de Castro conseguiu quase monopolizar a concorrência. Mas isso mudou no mandato de Jânio Quadros, que no início da década de 1960 tirou o setor privado do mercado.

Posteriormente, os jogos puderam ser mais bem administrados e a Caixa Econômica Federal passou a assumir o sistema de sorteio das loterias, e hoje continua a fazê-lo com total transparência.

O presente da loteria no Brasil

Hoje em dia, as loterias no Brasil evoluíram muito. Há muitas opções, mas se falarmos de loterias federais e regulamentadas, há apenas 9 e elas são LotoFácil, LotoMania, Timemania, Dupla Sena, Federal, Loteca, LotoGol, Mega Sena e Quina. E aqui nós lhe falaremos sobre elas:

Mega Sena

A Mega Sena está em vigor desde 1996 e o sorteio é realizado duas vezes por semana, todas as quartas-feiras e sábados à noite. Os apostadores devem escolher 6 números dentre os 60 disponíveis. Quanto ao preço, a aposta simples é de 5 reais e há também as múltiplas que aumentam as chances de ganhar. 

Quina

A Quina foi criada em 1994 e é uma das mais antigas loterias regulamentadas do país. Os apostadores devem escolher 6 números dentre os 80 disponíveis. Esse sorteio é realizado de segunda a sábado, todas as semanas, às 20h.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

LotoFácil

Entre os jogos mais populares do país está a LotoFácil, que foi criada em 2003. Nesse jogo, você deve escolher 15 números e há 25 opções. E o jogador que acertar todos os números ganha o prêmio principal.

LotoMania

Em 1999, a LotoMania chegou ao Brasil e o jogo se baseia na seleção de 50 números, dos 100 disponíveis, que vão de 00 a 99. Essa loteria é jogada às quartas-feiras e aos sábados e já distribuiu mais de R$ 1.000.000,00 em prêmios.

TimeMania

Os sorteios da TimeMania são realizados às terças, quintas e sábados e cada bilhete custa R$ 4,5. O apostador terá números de 1 a 80 e escolherá 10. É possível ganhar ao acertar os números escolhidos ou também pode ganhar um prêmio secundário ao acertar 3.

Dupla Sena

Os bilhetes para essa loteria custam 4 reais e o curioso dessa loteria é que ela é única. Ou seja, há apenas dois sorteios e os apostadores participarão de ambos com os mesmos números que escolheram. São 6 números para escolher de 1 a 50 e o prêmio mínimo é de 300.000 reais.

Federal

Na Loteria Federal, o apostador não pode escolher os números que deseja. O que ele fará é escolher entre os bilhetes que já têm números. Cada bilhete tem 5 números que variam de 00000 a 99999 e todos os números devem ser combinados para ganhar.

Outros não regulamentados

As loterias acima são apenas algumas das loterias regulamentadas no Brasil, mas há também outras como Keno, EuroMilhões GO, EuroJackpot GO, Pé de Meia, MegaMillions, KeNow, SuperEnalotto e Jogo do Bicho que são ilegais, mas também podem ser jogadas.

Curiosidades sobre a loteria no Brasil     

A loteria no Brasil tem tanta história, que há alguns fatos curiosos que você provavelmente não sabia e aqui contamos mais sobre isso.

Patrocínio de loteria

Um fato pouco conhecido sobre a loteria no Brasil é que, atualmente, as loterias são responsáveis pelo patrocínio de diferentes instituições. Algumas delas são o FIES, que é o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, e também financia equipes como o Comitê Paraolímpico Brasileiro, portanto, ao apostar você está contribuindo para uma boa causa.

A tecnologia e a loteria

Se você não sabia, em 1970 a Loteca foi a loteria esportiva que causou o maior interesse no Brasil. Ela estava na moda na mesma época em que os computadores IBM chegaram ao país. Isso fez com que a loteria fosse apostada com o apostador manual, o que mais tarde resultou no nascimento da "Zebra", o mascote de loteria mais icônico da história.

Qual é a loteria mais popular do Brasil?

De todas as loterias, a Mega-Sena é a mais importante do Brasil. E isso se deve à grande quantidade de prêmios que oferece, na verdade, seus prêmios de fim de ano são os mais altos e este ano será uma verdadeira loucura. 

 

Por História do Mundo