O ciclo da borracha foi o período da história brasileira em que a borracha foi um dos grandes destaques da economia. Esse ciclo econômico foi dividido em duas partes e se concentrou na região Norte, local que possuía, em grande quantidade, a árvore da qual se extrai o látex: a seringueira.
O primeiro ciclo da borracha ocorreu entre o final do século XIX e o começo do século XX, e se estabeleceu para suprir a demanda internacional por borracha, sobretudo da indústria automobilística, surgida no contexto da Segunda Revolução Industrial. O segundo ciclo da borracha ocorreu entre 1941 e 1945, no contexto da Segunda Guerra Mundial, e teve como objetivo suprir a demanda estadunidense por borracha, encerrando-se com o fim do conflito.
Leia também: Ciclo do açúcar — detalhes sobre outro importante ciclo da economia brasileira
Resumo sobre o ciclo da borracha
-
O ciclo da borracha foi um período da história brasileira em que a borracha foi um dos grandes destaques da economia.
-
Concentrou-se na região Norte do Brasil, e foi dividido e duas partes.
-
O primeiro ciclo da borracha aconteceu no Brasil entre o final do século XIX e o começo do século XX.
-
Foi marcado pela extração do látex para a fabricação de borracha a fim de suprir a demanda internacional após a Segunda Revolução Industrial.
-
O ciclo da borracha contribuiu para o enriquecimento da região Norte, sobretudo do Amazonas e Pará, mas também foi marcado pela concentração de renda.
-
Se encerrou na década de 1910, quando a borracha produzida na Ásia controlou o mercado internacional.
-
O segundo ciclo da borracha foi motivado pela Segunda Guerra Mundial quanto à demanda estadunidense por borracha, ocorrendo entre 1941 e 1945.
-
Teve uma duração muito curta, encerrando-se com o fim da Segunda Guerra Mundial.
O que foi o ciclo da borracha?
O ciclo da borracha foi um período da história brasileira em que a borracha foi um dos grandes destaques da economia. Estabeleceu-se em nosso país como forma de atender as necessidades do mercado externo por borracha.
Esse ciclo econômico foi dividido em duas partes, tendo maior destaque no seu primeiro período. O primeiro ciclo da borracha existiu no Brasil no final do século XIX e no começo do século XX, e foi baseado na exploração e extração do látex para produção de borracha no contexto da Segunda Revolução Industrial. O segundo ciclo da borracha teve duração mais curta e ocorreu no contexto da Segunda Guerra Mundial, entre os anos de 1941 e 1945, a fim de suprir a demanda estadunidense por borracha, tendo fim com o fim do conflito.
Contexto histórico do ciclo da borracha
O primeiro ciclo da borracha foi uma consequência da Segunda Revolução Industrial no Brasil. A Segunda Revolução Industrial foi um segundo grande ciclo da industrialização, se espalhando por diversos países europeus, além de ter se expandido para os Estados Unidos. Esse crescimento industrial deu origem à indústria automobilística.
A indústria de automóveis prosperou rapidamente, sobretudo nos Estados Unidos, e por causa disso se estabeleceu uma grande necessidade por borracha, usada na confecção dos pneus. A demanda cresceu rapidamente no mercado internacional, fazendo com que o látex, utilizado na fabricação da borracha, se tornasse uma mercadoria de primeira necessidade.
O látex é encontrado na seringueira, árvore que é localizada em grande abundância na Floresta Amazônica. Isso fez com que a região passasse a receber uma grande quantidade de pessoas interessadas em extrair o látex e vendê-lo. Os trabalhadores vieram, em grande parte, do Nordeste, e eram seduzidos com promessas de enriquecimento.
No caso do segundo ciclo de borracha, a extração de látex e produção de borracha no Brasil aumentou gradativamente por causa da Segunda Guerra Mundial. Isso porque a demanda internacional por essa mercadoria aumentou consideravelmente depois que o Japão tomou os centros de produção de borracha dos ingleses na Malásia.
As nações aliadas, temendo que seus estoques de borracha fossem insuficientes para a guerra, decidiram incentivar a produção desse produto no Brasil, o que deu início a um curto segundo ciclo de borracha. Esse incentivo permaneceu até os britânicos retomarem o controle sobre seus centros de produção de borracha na Ásia.
Como foi o ciclo da borracha?
O ciclo da borracha no Brasil foi dividido em dois períodos. O primeiro foi motivado pela Segunda Revolução Industrial e a demanda por látex/borracha a fim de atender a indústria automobilística. O segundo foi relacionado à grande necessidade por borracha no contexto da Segunda Guerra Mundial.
O primeiro ciclo da borracha se estendeu de 1880 a 1910. Antes disso, havia a exploração do látex brasileiro, mas em quantidades modestas. A partir da década de 1880, a demanda disparou, e a exploração se tornou intensa. A demanda pelo látex fez com que milhares de trabalhadores migrassem para a região Norte para trabalhar na atividade.
Grande parte desses trabalhadores saiam do Nordeste, fugindo da seca e procurando empregos na área, uma vez que o trabalho como seringueiro não exigia qualificação. O grande problema é que os trabalhadores eram mal pagos, mantidos em condições ruins e faziam um trabalho que demandava muita força física.
Esses trabalhadores, em geral, chegavam aos locais de trabalho endividados porque eram obrigados a cobrir os custos da viagem e tinham de pagar pelas ferramentas que recebiam para trabalhar. Os locais de trabalho deles eram precários, e os indivíduos sofriam muito com doenças que circulavam na região, como a malária.
Por outro lado, as duas maiores cidades da região Norte – Manaus e Belém – se beneficiaram de maneira notável com o ciclo da borracha, vendo desenvolver toda uma infraestrutura urbana que só foi possível pela prosperidade da borracha. A eletricidade, serviço de telefonia, água encanada e sistema de esgoto foram algumas das melhorias que se tornaram comuns nas duas capitais.
O segundo ciclo da borracha teve uma duração muito curta, ocorrendo entre 1941 e 1945. Foi uma atividade que supriu a necessidade estadunidense por borracha durante a Segunda Guerra Mundial. Nesse período, a produção de borracha aumentou novamente no Norte do Brasil. Teve fim com o encerramento da Segunda Guerra Mundial.
Qual a importância do ciclo da borracha?
O ciclo da borracha, enquanto ciclo econômico, teve grande importância porque contribuiu para o desenvolvimento econômico do Brasil, principalmente do Pará e Amazonas, estados onde se concentrou a atividade econômica. Esse desenvolvimento econômico, por sua vez, careceu de maior igualdade na sua distribuição.
Além do desenvolvimento econômico de Belém e Manaus, capitais do Pará e do Amazonas, o ciclo da borracha permitiu que ambas as cidades pudessem passar por um enorme desenvolvimento urbano. As populações das duas cidades aumentaram consideravelmente, e uma série de melhorias foram realizadas com a prosperidade trazida pela borracha.
Além disso, fala-se que o ciclo da borracha reforçou a importância da Amazônia para o governo brasileiro, levando o Brasil a adquirir o Acre, até então território boliviano. A produção da borracha foi crucial para a expansão dessa fronteira brasileira.
Fim do ciclo da borracha
O primeiro ciclo da borracha entrou em decadência no Brasil a partir de 1910. Isso aconteceu porque a borracha brasileira perdeu espaço no mercado internacional – os britânicos e holandeses começaram a produzir borracha em grande quantidade em suas colônias no continente asiático. A borracha produzida na Ásia era mais acessível e de melhor qualidade em relação à brasileira. Com isso, em 1915, a borracha brasileira já tinha perdido quase todo o mercado que possuía anos antes.
O segundo ciclo da borracha, iniciado durante a Segunda Guerra Mundial, encerrou-se com o fim do conflito, uma vez que a demanda foi reduzida.
Consequências do ciclo da borracha
Entre as consequências do ciclo da borracha estão:
-
desenvolvimento urbano de Manaus e Belém;
-
desenvolvimento econômico da região Norte;
-
aumento populacional;
-
aumento da desigualdade social.
Veja também: Ciclo do ouro — detalhes sobre outro importante ciclo da economia brasileira
Exercícios resolvidos sobre o ciclo da borracha
Questão 1
Qual estado brasileiro foi adquirido pelo governo brasileiro no contexto do ciclo da borracha?
A) Amapá
B) Rondônia
C) Roraima
D) Mato Grosso
E) Acre
Resolução:
Alternativa E.
A compra do Acre foi consolidada pelo governo brasileiro em 17 de novembro de 1903, a partir do Tratado de Petrópolis. Esse acordo estipulou o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para a Bolívia pela aquisição desse território.
Questão 2
O ciclo da borracha no Brasil foi diretamente motivado por qual acontecimento?
A) Primeira Revolução Industrial
B) Segunda Revolução Industrial
C) Terceira Revolução Industrial
D) Imperialismo
E) Primeira Guerra Mundial
Resolução:
Alternativa B.
O ciclo da borracha tem relação direta com o desenvolvimento industrial que aconteceu durante a Segunda Revolução Industrial, principalmente pelo desenvolvimento da indústria automobilística.
Fontes
ANTÔNIO FILHO, Fadel David. Riqueza e miséria do ciclo da borracha na Amazônia brasileira: um olhar geográfico por intermédio de Euclides da Cunha. Disponível em: https://books.scielo.org/id/p5mw5/10.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2013.