Rômulo e Remo são os irmãos gêmeos que teriam sido cuidados por uma loba e que estariam envolvidos na história da fundação de Roma de acordo com a mitologia romana.
O mito conta que Rômulo e Remo, por conta de uma disputa do seu tio-avô com o avô em Alba Longa, foram jogados em um rio para morrerem afogados. No entanto, foram parar na margem, e uma loba os amamentou. Depois, um pastor os adotou. Quando adulto, Remo brigou com o pai adotivo e foi preso pelo mesmo tio-avô que tentou matá-los. Rômulo o resgata, restitui o trono ao avô, e os irmãos partem para fundar outra cidade. Também nesse momento, Remo se desentende, agora com o irmão, por conta do local onde fariam a fundação.
Quando Rômulo vence, ele começa a fazer chacotas ao ponto de o irmão assassiná-lo. No dia 23 de abril de 753 a.C., Roma é fundada, no mesmo dia em que Remo morre. A loba Capitolina é importante até os dias atuais para a história da cidade.
Leia também: Mito de Édipo — a tragédia grega sobre o filho do rei e da rainha de Tebas
Resumo sobre Rômulo e Remo
-
A história de Rômulo e Remo faz parte da mitologia romana, segundo a qual os dois irmãos gêmeos foram atirados no rio para morrerem, mas uma loba os encontrou e alimentou.
-
Eles foram criados por um pastor de ovelhas que os viu e criou-os como filhos, até que Remo, já adulto, revoltou-se com o pai adotivo.
-
Após essa contenda, Remo foi preso por seu tio-avô (que havia mandado matá-los no rio), e a verdade sobre suas origens foi revelada a Rômulo, que foi salvar o irmão e matou o tio, devolvendo o trono a seu avô.
-
Rômulo e Remo iriam fundar uma nova cidade, porém Remo também se desentende com o irmão por causa do local desta. Em um momento de zombaria com os muros que Rômulo já estava construindo, Remo é assassinado pelo próprio irmão.
-
Existem outras versões: a de que quem matou Remo foi um apoiador de Rômulo e a de que os deuses o tinham derrubado da muralha para demonstrar seus poderes.
-
O dia 21 de abril de 753 a.C. marca, simultaneamente, o dia da morte de Remo e o dia da fundação de Roma.
-
Embora Remo não tenha efetivamente participado da fundação da cidade, pois já estava morto, os romanos cultuam a imagem dos dois junto à loba até hoje.
-
A loba Capitolina original, feita em bronze, está no Museu Capitolina, mas existem réplicas e até escudo de time de futebol com sua imagem.
O que diz o mito de Rômulo e Remo?
Conforme a mitologia romana, Rômulo e Remo eram irmãos gêmeos descendentes do rei Marte e de Reia e, assim que nasceram, foram arremessados no rio para que se afogassem e morressem. Porém, foram alimentados por uma loba chamada Capitolina, sobreviveram e um deles, Rômulo, fundou Roma.
Rei Marte era o nome pelo qual também era conhecido o deus grego Ares. Já Reia era uma mortal, filha de Numitor, rei de Alba Longa (cidade lendária para onde foram Eneias e seu pai após a Guerra de Troia).
Numitor, pai de Reia, foi deposto por Amúlio, seu irmão. Este, por sua vez, obrigou-a a fazer parte das Virgens Vestais, um grupo de sacerdotisas de seis a dez anos de idade que eram obrigadas a fazer voto de castidade durante 30 anos devido ao culto à deusa Vesta. Amúlio fez isso com sua sobrinha Reia tentando acabar com qualquer descendência do irmão, Numitor, para que esses não disputassem o trono com ele. Apesar disso, Reia foi seduzida por Marte e engravidou. Nasceram, então, os gêmeos Rômulo e Remo.
Seu tio, Amúlio, ordenou que fossem jogados em um rio para morrerem. Porém, eles foram parar, dentro de um cesto, na margem do rio e foram encontrados por uma loba que os amamentou. Em seguida, Fáustulo, um pastor de ovelhas, achou-os próximo a uma caverna e os criou como filhos, junto à sua esposa.
Assim, eles foram criados como filhos pelo pastor. No entanto, quando já adultos, Remo brigou com o pai adotivo e, na sequência, foi entregue ao rei Amúlio, seu tio-avô, que o prendeu. Por conta de tudo isso, o pastor Faústulo contou a verdade para Rômulo, dizendo de quem eram filhos.
Rômulo, então, foi resgatar Remo e, depois de liberá-lo, matou Amúlio. O reinado de Alba Longa foi entregue aos gêmeos pela própria população, porém eles preferiram restituí-lo a Numitor, o avô deles, pois iriam fundar uma outra cidade.
Os gêmeos entraram em discussão sobre onde seria essa cidade. O primeiro queria que fosse no Monte Palatino; já o segundo, no Monte Aventino. Não entrando em acordo, decidiram esperar um sinal dos deuses, observando as aves para perceber a resposta. Rômulo disse ter avistado 12 pássaros sobre o Monte Palatino. Já Remo viu seis sobre o Monte Aventino. Assim, Rômulo venceu a disputa pelo local da nova cidade.
Morte de Remo
Após a escolha do local da nova cidade, Rômulo começou a construir uma muralha em torno do Monte Palatino. Remo não aceitou muito bem a decisão e fazia muita chacota com o irmão por conta disso, inclusive subindo uma vez nos muros que estavam sendo construídos e fazendo gracejos. Rômulo não gostou nada da atitude do irmão e o matou.
Existem outras versões sobre sua morte: a de que ele teria caído da muralha, como representação da força dos deuses. Também a de que não teria sido Rômulo o assassino, e sim um de seus apoiadores.
Remo morreu no dia 21 de abril de 753 a.C., o mesmo dia em que Roma foi fundada.
Leia também: Júlio César — uma das figuras mais emblemáticas da história
Loba Capitolina
Com essa lenda, a loba que os amamentou tornou-se símbolo de Roma. Passou a se chamar Capitolina e figura em vários locais da cidade, como pode ser visto na imagem abaixo.
Sua estátua original está no Museu Capitolino, conforme mostra a fotografia no início deste artigo. Ela é de bronze e tem 75 cm × 114 cm de dimensão. Segundo estudos, foi criada entre os séculos XI e XII.
Importância de Rômulo e Remo para os romanos
Segundo a mitologia romana, os irmãos gêmeos Rômulo e Remo teriam fundado Roma. Mesmo que o segundo não estivesse de fato na fundação, os dois são representados até hoje como os criadores. Sua importância é tamanha que já estamparam a bandeira oficial de Roma e, atualmente, estão até no escudo de um time de futebol.
Créditos da imagem
[1] irisphoto1 / Shutterstock
[2] rarrarorro / Shutterstock