Primeira Revolução Industrial

A Primeira Revolução Industrial é a primeira fase do ciclo de desenvolvimento industrial, iniciado na Inglaterra na segunda metade do século XVIII.
Jovem trabalhando em indústria de tecido em alusão à Primeira Revolução Industrial.

A Primeira Revolução Industrial foi a primeira fase do ciclo de industrialização do planeta, iniciada na Inglaterra na segunda metade do século XVIII. Esse país reuniu as condições necessárias para montar as primeiras indústrias no período, sendo seguido pelas demais nações europeias.

Ficou marcada pelo seu foco na indústria têxtil, e invenções de destaque desse período foram a máquina de tear e o motor a vapor. A Primeira Revolução Industrial também ficou marcada pela precarização na condição de vida e no trabalho dos trabalhadores, estendendo-se até o fim da primeira metade do século XIX.

Leia mais: Revolução Industrial — teve três fases e marcou o surgimento da indústria e a consolidação do capitalismo

Resumo sobre Primeira Revolução Industrial

  • A Primeira Revolução Industrial foi a primeira fase do processo de industrialização do planeta.

  • Iniciou-se na Inglaterra porque esse foi o primeiro país a reunir as condições necessárias para o surgimento da indústria.

  • Entre suas causas, estão a acumulação de capital, a necessidade por aumentar a produção, as Leis dos Cercamentos etc.

  • As principais invenções desse período foram a máquina de tear e o motor a vapor.

  • Com seu fim, foi iniciada a segunda fase da industrialização, marcada pelo uso de novas fontes de energia, como o petróleo.

Videoaula sobre Primeira Revolução Industrial

O que foi a Primeira Revolução Industrial?

A Primeira Revolução Industrial é como conhecemos a primeira fase da industrialização do planeta. Por meio desse acontecimento, a indústria se consolidou, dando início à transição para a maquinofatura como modo de produção de mercadorias. Assim, as máquinas tornaram-se as reais produtoras de mercadorias em geral.

Os historiadores apontam que a Primeira Revolução Industrial se iniciou na segunda metade do século XVIII, com alguns defendendo a década de 1760 como ponto de partida, mas outros defendendo a década de 1780. De toda forma, essa fase do desenvolvimento industrial seguiu até metade do século XIX, quando novos avanços tecnológicos deram início à segunda fase.

Antecedentes da Primeira Revolução Industrial

A Primeira Revolução Industrial foi iniciada na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, e se iniciou nesse país porque foi ele que reuniu as condições necessárias para dar início ao processo de industrialização. O desenvolvimento industrial da Inglaterra foi acompanhado por outros países europeus e seguido por Estados Unidos e Japão no século seguinte.

Os historiadores entendem que a Primeira Revolução Industrial só foi possível graças a um longo processo de acúmulo de capitais que aconteceu na Inglaterra. Esse acúmulo foi realizado pela burguesia, classe que prosperou enormemente com o desenvolvimento comercial a partir das Grandes Navegações.

Esses capitais foram investidos na aquisição e produção de matérias-primas, além da montagem da estrutura industrial. Além disso, a Inglaterra passava por enormes transformações, motivadas pela migração da população de camponeses para as grandes cidades inglesas. Isso se deu graças ao processo de cercamentos, em que as terras dos camponeses eram cercadas e transformadas em pastos para a criação de ovelhas.

Sem terras, os camponeses migravam para as cidades à procura de empregos. Lá se tornaram mão de obra barata, pois não tinham qualificação, e por isso foram trabalhar nas indústrias, sendo sujeitos a longas jornadas de trabalho e recebendo salários miseráveis.

Causas da Primeira Revolução Industrial

Como mencionado, uma das causas que explica o início da Primeira Revolução Industrial foi a acumulação de capitais, que permitiu o investimento na montagem das primeiras indústrias. Esse capital, investido na criação das máquinas e depois na construção das indústrias, não é o único motivo do início da revolução.

Outros fatores foram:

  • necessidade de aumento da produção de mercadorias;

  • fortalecimento político da burguesia;

  • Atos de Navegação;

  • influência dos ideais iluministas;

  • crescimento do mercado consumidor;

  • Leis dos Cercamentos;

  • disponibilidade de carvão e ferro no Reino Unido etc.

Leia mais: Terceira Revolução Industrial — iniciada na segunda metade do séc. XX, foi marcada pela informatização

Principais características da Primeira Revolução Industrial

Quando se fala da Primeira Revolução Industrial, as principais características são as seguintes:

  • pioneirismo inglês;

  • priorização da indústria têxtil;

  • uso de máquinas a vapor;

  • desenvolvimento das máquinas de tear;

  • precarização das condições oferecidas aos trabalhadores;

  • baixos salários;

  • maquinofatura;

  • crescimento urbano;

  • uso dos lucros para reinvestir no desenvolvimento industrial.

Mudanças e evoluções da Primeira Revolução Industrial

A Revolução Industrial causou profundas transformações em diversos aspectos. A começar pelo mais óbvio, o desenvolvimento industrial fez com que o modo de produção manufatureiro fosse substituído pela maquinofatura. Na manufatura, a produção era artesanal, mas o trabalho era realizado em oficinas, que o dividiam em etapas.

Na maquinofatura, a produção passou a ser responsabilidade da máquina, cabendo ao trabalhador saber manuseá-la. Isso trouxe outras grandes mudanças, como o aumento na produção de mercadorias, uma vez que as máquinas tinham uma capacidade de produção muito superior à capacidade artesanal de uma pessoa.

Outra mudança importante foi que, com as máquinas, a necessidade por trabalhadores especializados diminuiu, pois o manuseio da máquina era o trabalho que qualquer indivíduo poderia realizar. Com isso, o salário médio dos trabalhadores despencou, precarizando a condição de vida dos trabalhadores. Além disso, esses trabalhadores eram sujeitos a jornadas de trabalho longas e trabalhavam em locais que afetavam negativamente a saúde no longo prazo.

No que se refere às questões tecnológicas, a Primeira Revolução Industrial ficou marcada pela criação das seguintes máquinas:

  • máquina a vapor;

  • máquina de fiar;

  • tear mecânico.

Outras importantes invenções desse período foram a iluminação pública a gás, o eletroímã e o telégrafo.

Primeira Revolução Industrial no Brasil

O Brasil deu início ao seu processo de industrialização apenas tardiamente, por isso não passou pela Primeira Revolução Industrial. Nosso país teve um curto ciclo de industrialização na segunda metade do século XIX, mas só efetivamente deu início a ela na década de 1930, durante a Era Vargas.

Leia mais: Quarta República Brasileira (1945-1964) — período marcado por grande salto econômico e industrial no país

Fim da Primeira Revolução Industrial

Entende-se que a Primeira Revolução Industrial se encerrou quando novas fontes energéticas passaram a ser descobertas e utilizadas em larga escala. Isso fez com o motor a vapor se tornasse obsoleto, uma vez que foi desenvolvido o motor a explosão. Além disso, a energia elétrica passou a ser largamente utilizada, assim como combustíveis criados do petróleo, e o aço passou a ser produzido em grande volume.

Consequências da Primeira Revolução Industrial

A Primeira Revolução Industrial causou grandes transformações no planeta em aspectos sociais, econômicos, ambientais e políticos. Entre as consequências, destacam-se:

  • desenvolvimento do modo de produção capitalista;

  • precarização da condição do trabalhador;

  • desenvolvimento dos transportes;

  • aumento da produção de mercadorias;

  • rápido desenvolvimento tecnológico;

  • formação do movimento de trabalhadores etc.

Exercícios sobre Primeira Revolução Industrial

Questão 01

(FGV) Assinale a afirmativa que relaciona corretamente a primeira fase da Revolução Industrial e o desenvolvimento do sistema econômico capitalista.

a) A lei do Cercamento dos Campos na Inglaterra contribuiu para o desenvolvimento do capitalismo em zonas rurais, através do uso comum das terras entre os camponeses.

b) O acesso democrático aos bens de consumo pela classe operária inglesa foi motivado pelo uso da máquina a vapor, que possibilitou o abastecimento do mercado interno.

c) A transição do capitalismo comercial para o capitalismo industrial se deu mediante revoluções políticas e profundas mudanças tecnológicas nos meios de produção.

d) A utilização de locomotivas a vapor possibilitou o alcance de mercados internacionais, suprindo a ausência de uma marinha mercante britânica.

e) A descoberta do aço resultou na redução do ciclo de vida dos produtos, seu uso foi uma estratégia para manter a longevidade dos objetos no mercado consumidor.

Resposta: Alternativa C

Questão 02

(Fundatec) A Revolução Industrial pode ser considerada na historiografia como resultado político-econômico do acúmulo de capitais da burguesia mercantil. Portanto, a Revolução Industrial é fruto do processo da queda das monarquias absolutistas, transformadas em monarquias constitucionais. De acordo com a historiografia, o acontecimento de relevância nesse processo foi a:

a) Revolução Francesa.

b) Revolução Gloriosa.

c) Revolução Socialista.

d) Revolução de Avis.

e) Passagem do modo de produção asiático para o modo de produção feudalista.

Resposta: Alternativa B

Fontes

HOBSBAWM, Eric J. A Era das Revoluções 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

CARTWRIGHT, Mark. Top 10 inventions of Industrial Revolution. Disponível em: https://www.worldhistory.org/article/2204/top-10-inventions-of-the-industrial-revolution/

Por Daniel Neves Silva