Era Napoleônica

A Era Napoleônica foi um período que se estendeu de 1799 a 1815 no qual a França foi governada por Napoleão Bonaparte. Teve fim com a derrota na Batalha de Waterloo.
Pintura mostrando a coroação de Napoleão Bonaparte, acontecimento ligado ao início da Era Napoleônica.

A Era Napoleônica foi um período da história francesa e mundial em que Napoleão Bonaparte governou a França. Esse período se iniciou quando Napoleão, com apoio da burguesia francesa, realizou o Golpe de 18 de Brumário, em 1799, tomando o poder do país. A Era Napoleônica foi dividida em três fases: Consulado, Império, Governo dos Cem Dias.

A Era Napoleônica ficou marcada pelas guerras que a França travou com diversas nações europeias, sobretudo contra a Inglaterra. Os franceses conquistaram inúmeros territórios, expandindo os valores do Iluminismo. A derrota definitiva de Napoleão só ocorreu após a derrota sofrida na Batalha de Waterloo.

Leia também: Napoleão Bonaparte — detalhes sobre a vida de um dos principais governantes da França

Resumo sobre a Era Napoleônica

  • A Era Napoleônica foi um período da história francesa e mundial que se estendeu de 1799 a 1815, sendo o período em que Napoleão Bonaparte governou a França.

  • Napoleão Bonaparte era um militar francês que conquistou projeção nacional com suas vitórias no campo de batalha.

  • Tomou o poder com o Golpe de 18 de Brumário, em 1799.

  • Seu governo é dividido em três fases: Consulado, Império, Governo dos Cem Dias.

  • Foi derrotado em definitivo na Batalha de Waterloo, travada em 1815.

Videoaula sobre o Período Napoleônico

O que foi a Era Napoleônica?

A Era Napoleônica foi o período da história francesa e mundial em que Napoleão Bonaparte governou a França. Iniciou-se em 1799, quando Napoleão tomou o poder por meio de um golpe, e teve fim após a derrota definitiva de Napoleão ocorrida na Batalha de Waterloo, travada em 1815.

Antecedentes da Era Napoleônica

O início desse novo período da história francesa e europeia encerrou o ciclo revolucionário que é conhecido como Revolução Francesa e que se iniciou em 1789. A Revolução Francesa foi motivada pela crise econômica e desigualdade social que afetavam o país.

Os ideais iluministas defendiam ideias como a igualdade entre os homens e questionavam a desigualdade social, e a sua força fez com que um ciclo revolucionário intenso e violento acontecesse na França. O período da revolução na França ficou marcado pela instabilidade política, a disputa violenta entre girondinos e jacobinos, a atuação radical dos sans-culottes e a guerra.

A guerra, inclusive, foi o motivo pelo qual uma figura se tornou influente na sociedade francesa: Napoleão Bonaparte. O militar francês ganhou influência por conta de suas conquistas militares, tornando-se um dos preferidos da alta burguesia francês para assumir o poder e estabelecer um governo autoritário.

O que foi o Golpe de 18 de Brumário e Consulado?

A popularidade de Napoleão Bonaparte e o desejo da alta burguesia de estabelecer um governo centralizador fez com que ele fosse cogitado para governar o país. Napoleão Bonaparte passou a organizar um golpe político que foi realizado em 18 de Brumário, data do calendário revolucionário francês que corresponde ao dia 9 de novembro de 1799 no calendário gregoriano.

Com o Golpe de 18 de Brumário, estabeleceu-se o Consulado, regime político que era composto por três cônsules que governavam conjuntamente a França. Desses três cônsules, o mais poderoso e o que acumulou mais poder político e maiores responsabilidades foi o primeiro-cônsul, função que era ocupada por Napoleão Bonaparte.

Durante o Consulado, Napoleão Bonaparte conseguiu conter a crise política que se arrastava havia anos na França, além de ter reestruturado a economia francesa com a fundação de novo banco pro país e com incentivos à indústria. Ele também promoveu obras de infraestrutura, desenvolveu uma reforma agrária e encerrou os conflitos da França com a Igreja Católica.

Criou o Código Civil Napoleônico, que estabeleceu uma série de valores do Iluminismo na França e negociou um acordo de paz com a Inglaterra, encerrando, temporariamente, o conflito que assolava o país. Napoleão também ficou marcado por perseguir implacavelmente seus críticos e opositores, impondo uma forte censura na França.

Principais fases da Era Napoleônica

O Período Napoleônico é dividido na historiografia em três partes:

  • Consulado (1799-1804);

  • Império (1804-1814);

  • Governo dos Cem Dias (1815).

Quais são as características da Era Napoleônica?

Entre as principais características do Período Napoleônico, destacam-se:

  • a expansão dos valores iluministas ou os valores da Revolução Francesa pelo continente europeu;

  • consolidação dos mesmos valores no território francês;

  • consolidação da burguesia na França;

  • Guerras Napoleônicas e expansão territorial da França;

  • autoritarismo de Napoleão Bonaparte.

Império Napoleônico

O período do Império se iniciou com o acúmulo de poder por Napoleão Bonaparte. Antes da fase imperial, Napoleão havia anunciado que seria cônsul vitalício (inicialmente, a função de primeiro-cônsul que ele exercia tinha duração de dez anos). Em 1804, ele deixou de ser cônsul vitalício e se autocoroou imperador do país. Durante o período imperial, a guerra entre França e Inglaterra retomou com toda a força.

Guerras Napoleônicas

As Guerras Napoleônicas foram travadas entre a França e outras nações da Europa. O conflito entre ingleses e franceses foi retomado oficialmente em 1803, quando os ingleses atacaram os franceses. O que estava em jogo era a hegemonia política e econômica na Europa. O conflito se dava na Europa Continental, mas também acontecia no oceano. Napoleão tinha a estratégia de levar o conflito ao solo inglês, mas foi impedido de fazê-lo ao ser derrotado na Batalha de Trafalgar.

Na terra, por sua vez, Napoleão obteve uma importante vitória na Batalha de Austerlitz, derrotando em definitivo a Terceira Coalizão que foi formada para derrotar a França. Essa vitória garantiu importantes domínios aos franceses, além de ter colocado fim ao Sacro Império Romano-Germânico. Outras importantes vitórias francesas seguiram quando a Quarta Coalizão foi formada.

Bloqueio Continental

A derrota na Batalha de Trafalgar colocava em xeque os planos de Napoleão na guerra contra a Inglaterra. Como derrotar os ingleses se os franceses não conseguiam sequer invadir o território britânico? A saída encontrada foi adotar o Bloqueio Continental a partir de 1806. Esse bloqueio estabeleceu um embargo no continente europeu.

Por meio do Bloqueio Continental, Napoleão Bonaparte determinava que todos os países europeus ficavam proibidos de manter comércio com a Inglaterra. O objetivo era fazer com que a economia inglesa entrasse em colapso, forçando sua rendição no conflito. Aqueles que não obedecessem ao bloqueio seriam invadidos pelas tropas francesas.

Portugal não aderiu ao Bloqueio, então o país foi invadido por tropas francesas em 1807. O príncipe regente de Portugal, D. João, decidiu transferir a Corte para o Brasil, mudando-se para o Rio de Janeiro.

Em 1812, foi a vez da Rússia furar o bloqueio, levando Napoleão a organizar a Campanha da Rússia, seu grande erro estratégico. Ele organizou um exército de 600 mil soldados que invadiu a Rússia ainda em 1812. O resultado foi o pior possível para os franceses e, em 1814, grande parte das tropas francesas tinha morrido em batalha. A derrota francesa deu origem à Sexta Coalizão, que conseguiu entrar em Paris e destituir Napoleão em 1814. Para saber mais detalhes sobre o Bloqueio Continental, clique aqui.

O que foi o Governo dos Cem Dias?

Depois da derrota na Rússia, Napoleão sofreu uma nova derrota, sendo destituído do poder. Ele foi enviado para o exílio na ilha de Elba enquanto o absolutismo foi restaurado na França com Luís XVIII sendo entronizado no trono francês. Napoleão fugiu da ilha de Elba no começo de 1815 e, em 20 de março do mesmo ano, retomou o poder, dando início ao Governo dos Cem Dias. Esse governo se encerrou com a derrota definitiva de Napoleão Bonaparte em Waterloo.

Como aconteceu o fim da Era Napoleônica?

Batalha de Waterloo

A Batalha de Waterloo aconteceu em 18 de junho de 1815, sendo o último grande embate da era Napoleônica. Ela foi parte de uma ofensiva organizada por Napoleão para tentar se sustentar no poder depois de retomá-lo no começo de 1815. Apesar da estratégia militar bem elaborada, as tropas francesas não resistiram ao número superior de soldados ingleses e prussianos. Saiba mais detalhes sobre a Batalha de Waterloo clicando aqui.

Congresso de Viena

Depois da derrota na Batalha de Waterloo, Napoleão foi enviado para a ilha de Santa Helena, e lá permaneceu até 1821, quando faleceu vítima de um câncer de estômago. Na Europa, Áustria e Inglaterra organizaram o Congresso de Viena, que foi iniciado oficialmente em 1814.

No Congresso de Viena se estabeleceram meios para restabelecer o absolutismo no continente, incluindo na França, e, mais uma vez, Luís XVIII assumiu o trono francês. Foi o último suspiro do absolutismo na França. Além disso, os princípios revolucionários baseados no Iluminismo foram revogados e o mapa europeu foi reconfigurado. Saiba mais detalhes sobre o Congresso de Viena clicando aqui.

Principais consequências da Era Napoleônica

O Período Napoleônico ficou marcado por algumas consequências, como:

  • expansão dos valores iluministas para a América, o que deu início a diversos processos de independência;

  • enfraquecimento do absolutismo, apesar de sua restauração na França;

  • reestruturação do mapa europeu;

  • fortalecimento dos ideais iluministas.

Exercícios resolvidos sobre Era Napoleônica

Questão 1

Quem era Napoleão Bonaparte antes de assumir o poder?

A) grande comerciante

B) político

C) militar

D) cientista

E) professor

Resolução:

Alternativa C.

Antes de assumir o poder, em 1799, Napoleão Bonaparte era um militar. Ele havia ingressado na carreira militar na sua juventude, conquistando enorme projeção durante a Revolução Francesa por seus feitos como oficial do exército francês.

Questão 2

Em que local Napoleão Bonaparte foi enviado para o seu segundo exílio?

A) Córsega

B) Elba

C) Canárias

D) Santa Helena

E) Irlanda

Resolução:

Alternativa D.

Após ser derrotado em Waterloo, Napoleão Bonaparte foi enviado para a isolada ilha de Santa Helena, em 1815. Lá permaneceu até o ano de 1821, quando então faleceu de câncer no estômago.

Fontes

BERTRAUD, Jean-Paul. A queda de Napoleão: um eletrizante relato dos três últimos dias de seu império. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

Por Daniel Neves Silva