Acádios

Os acádios foram um dos povos que viveram na Mesopotâmia. Eles conquistaram os sumérios e depois foram dominados pelos babilônicos. Formaram o primeiro império do mundo.
Representação dos guerreiros acádios.

Os acádios foram o povo que, anteriormente nômade, habitava a região central da Mesopotâmia. Com o reinado de Sargão I, a partir de 2334 a.C., as áreas antes ocupadas pelos sumérios, que se organizavam em cidades-Estados, passaram a ser conquistadas pelos acádios, formando assim um império, o primeiro do mundo. Esses povos, como a maioria dos mesopotâmicos, tinham a agricultura como central na economia e utilizavam moedas de troca para fazer transações. Também por essa razão, aumentaram estradas e rotas comerciais e difundiram a primeira língua falada no mundo.

Leia também: Como se deu a queda dos sumérios?

Resumo sobre acádios

  • Acádios foram um povo que ocupou a região da Mesopotâmia (hoje, parte do Iraque). Antes deles, a ocupação foi pelos sumérios. Depois deles, pelos babilônicos, hititas e assírios.

  • Eram nômades que já viviam na região central da Mesopotâmia, porém quando Sargão I assumiu o poder, passaram a ocupar as cidades-Estados dos sumérios, dominando toda a região.

  • Duzentos anos depois de formado o Império Acádio, o primeiro do mundo, ele foi invadido e conquistado por outros povos.

  • As principais características da sociedade dos acádios são: eram de origem semita, formaram o primeiro império do mundo e também a primeira língua falada.

  • A economia acadiana era agrícola, assim como de grande parte das civilizações da região, que se beneficiava das terras do “crescente fértil”.

  • O governo dos acádios era centralizado na figura do imperador, porém existiam funcionários públicos e pessoas comuns que ganhavam o posto de cobradores de impostos dos demais.

  • O principal aspecto da cultura acadiana era que a arte era composta por objetos representando animais e culto às divindades. Também possuíam destaque na arquitetura e na literatura.

História dos acádios

Os acádios foram povos que habitaram, na Antiguidade, a Mesopotâmia. Eles não foram os únicos: em sucessões de guerras e conquistas, antes deles vieram os sumérios e depois deles, os babilônicos, hititas e assírios.

A princípio, os acádios ocupavam a região central da Mesopotâmia e eram nômades. Foi apenas aproximadamente em 2334 a.C. que os acádios, sob a liderança de Sargão I da Acádia (“rei legítimo” ou “rei verdadeiro”, um exímio militar e administrador que liderou várias conquistas acadianas), começaram a conquistar as principais cidades do território. Sob o comando de Sargão, foi formado o primeiro império da Mesopotâmia, com poder centralizado na região, que terminou em 2154 a.C., com a invasão de outros povos.

 Ruínas da antiga Babilônia (atual Iraque), local que os acádios ocuparam.

Características dos acádios

Os acádios ou acadianos eram povos de origem semita que venceram os sumérios e adquiriram o controle da região da Mesopotâmia em 2334 a.C. Culturalmente, usaram muito do que tinha sido inventado pelos sumérios. Desenvolveram um império, que durou 200 anos.

Política, governo e sociedade dos acádios

Enquanto seus antecessores, os sumérios, viviam nas cidades-Estados, os acádios foram os responsáveis pelo surgimento do primeiro império do mundo.

Desse modo, o imperador comandava não só assuntos políticos, como também jurídicos de seu império que, por sua vez, necessitava de constante defesa militar. Assim, pode-se dizer que a forma de governo era centralizadora, apesar de que o povo acadiano não era completamente desprovido de poder de decisão.

Há hipóteses de que tenham adotado a figura do ensi, advindo dos sumérios, que era o funcionário público mais importante, do mais alto escalão. Porém, entre os acádios, para se tornar um, era preciso haver casamento, o que o legitimaria no consentimento divino. Moradores locais eram chamados para ser cobradores de impostos.

Contudo, algumas cidades-Estado dos sumérios ainda permaneciam autônomas e entravam em permanente conflito com o império, gerando desgastes.

Economia dos acádios

Os acádios tinham como principal atividade econômica a agricultura. Os povos que habitaram a região da Mesopotâmia aproveitaram bastante o chamado “crescente fértil”, porção de terra próximo aos rios Tigre e Eufrates.

O clima nessa região é predominantemente seco, porém, depois que passavam, as cheias deixavam o solo fértil. Enquanto isso não acontecia naturalmente, eram feitos sistemas de irrigação, que os acádios também herdaram dos sumérios. Como medida econômica governamental, agricultores desempregados faziam essa irrigação.

Além disso, metais e cevada serviam como moedas de troca, já que o dinheiro ainda não tinha sido inventado. As rotas de comércio foram aumentadas significativamente durante o reinado de Sargão I, que ficou no poder por 56 anos e foi responsável pela chegada até o Oriente Médio, por meio das construções e aumentos de estradas e rotas comerciais.

Mapa do Império Acádio.

Cultura dos acádios

Na arte, os acádios focavam em animais e culto às divindades. Outro aspecto culturalmente importante para esse povo foi a arquitetura, baseada nas grandes construções, principalmente de palácios e templos, o que fazia com que as cidades também fossem imponentes.

Eles herdaram dos sumérios a invenção da escrita cuneiforme, aprofundando-a e desenvolvendo-a cada vez mais desde que os derrotaram, a ponto de transcreverem obras literárias inteiras através desse modelo de escrita, que era feita por meio de cunhas nas paredes de barro.

Junto aos hieróglifos egípcios, essas foram as primeiras escritas registradas no mundo. No caso dos acádios, eram feitas da direita para a esquerda e eram pictográficas, ou seja, não existiam letras como conhecemos hoje, e sim desenhos.

Escrita cuneiforme, criada pelos sumérios e utilizada pelos acádios e por povos da Mesopotâmia em geral.

Religião dos acádios

A religião dos acádios, assim como da maioria dos povos da Antiguidade na Mesopotâmia, era politeísta, ou seja, eles acreditavam em vários deuses. O rei era um representante direto dos deuses, mas só era cultuado como tal após sua morte.

Veja também: Faraó — o nome dado aos reis do Egito Antigo, que tinham poder teocrático e hereditário

Curiosidades sobre os acádios

  • Credita-se aos acádios a criação do ábaco, porém não foram eles que levaram a fama pela invenção, visto que outros povos mesopotâmicos continuaram utilizando-o e aperfeiçoando-o, até que com as rotas comerciais com a China, o objeto foi levado para lá.

  • Os acádios eram astrônomos que poderiam ter tido descobertas fecundas.

  • O nome da civilização acádia vem da sua capital, que nunca foi encontrada pelos arqueólogos.

  • Eram altos os investimentos em arte e cultura. Essas, por sua vez, eram bastante realistas e, muitas vezes, continham temas melancólicos e tristes.

  • Os acádios foram os primeiros povos a terem um sistema postal.

  • Na Mesopotâmia, a língua suméria era sagrada, e a acádia, a popular, transformando-se na primeira língua falada no mundo.

Por Mariana de Oliveira Lopes Barbosa