O olho de Hórus é um símbolo com origem na mitologia egípcia. O deus Hórus foi filho de Ísis e Osíris, era representado por um falcão e teve um de seus olhos arrancados por seu tio Seth, divindade que representava a desordem, enquanto ele representava o Sol, o poder e a proteção, além de mediar os mundos dos mortos e dos vivos.
O órgão retirado foi substituído por um amuleto, que é utilizado até hoje no misticismo, na maçonaria e até nas notas de dólar, por também ter ganhado a atribuição de prosperidade ao longo do tempo. Além disso, o olho esquerdo simboliza o poder feminino, e o direito, o masculino.
Leia também: Quais eram os deuses egípcios?
Resumo sobre o olho de Hórus
-
É um dos símbolos egípcios mais comuns até os dias atuais.
-
Significa prosperidade e proteção.
-
Sua origem está nos mitos egípcios sobre o deus Hórus, mediador entre vivos e mortos.
-
É usado na maçonaria e nas notas de dólar.
-
Cada um dos olhos, esquerdo e direito, tem um significado.
Significado do olho de Hórus
O olho de Hórus é usado como um amuleto até os dias atuais. Na mitologia egípcia antiga, Hórus era o deus do céu, do Sol e mediador dos mundos dos vivos e dos mortos. Em uma disputa com seu arqui-inimigo e tio, Seth, Hórus teve um de seus olhos (o esquerdo) arrancado, o qual foi substituído por um amuleto, que hoje significa poder e proteção.
Os olhos de Hórus eram representativos da Lua e do Sol. O olho arrancado representava a Lua. Como Hórus não enxergava direito por causa disso, uma serpente foi colocada junto ao lado esquerdo para auxiliá-lo na visão.
Segundo a mitologia, Seth e Hórus tinham relação conflitante, pois um simbolizava a desordem e o autoritarismo, e o outro, o contrário. Seth teria conseguido retirar o olho de Hórus com uma lambida. Hórus, por sua vez, removeu os testículos de Seth.
Seth não era uma divindade considerada maligna. Na verdade, Hórus e Seth simbolizavam o equilíbrio entre as forças presentes em um faraó (a prosperidade, o poder, mas também a guerra). Foi apenas depois que os egípcios começaram a perder suas terras para invasores estrangeiros que ele tomou essa atribuição, que antes apenas representava a de um trapaceiro, uma característica humana dada aos deuses, como era comum na mitologia do Egito Antigo.
Leia também: Anúbis — a divindade egípcia que tinha relação com a vida após a morte
Quem foi Hórus?
Hórus foi um deus do Egito Antigo que era considerado o rei dos vivos. Sua mãe, Ísis, segundo algumas versões dos mitos, concebeu-o depois que o pai, Osíris, já estava morto, assassinado pelo irmão, Seth. Assim, justifica-se tanto a rivalidade com o tio quanto o papel de mediador entre vivos e mortos, já que ele era o representante dos vivos, porém foi concebido por intermédio de um morto.
Simbologia do olho de Hórus
O olho de Hórus, além da mitologia egípcia, foi usado pela maçonaria como “o olho que tudo vê”. É utilizado também nas notas de dólar como símbolo de prosperidade e associado aos Illuminati, sociedade secreta. Nas obras de arte da Renascença, representava o Deus cristão.
Origem do olho de Hórus
Além dos egípcios, outras civilizações da Antiguidade utilizaram símbolos que aumentavam o tamanho dos olhos, como é o caso de algumas estátuas dos sumérios. Porém, sua origem, como sabemos hoje, realmente está na mitologia do Antigo Egito.
Usos do olho de Hórus
Por causa do significado místico do olho de Hórus, ele é bastante usado contra inveja e mau-olhado. Está presente em joias, amuletos e tatuagens. A maçonaria o utiliza como “olho onividente”, um símbolo da onipresença e onisciência do “grande arquiteto do Universo”.