Os moais são enormes megálitos construídos pela civilização Rapa Nui na Ilha de Páscoa, um dos locais mais remotos do mundo. Possuem formas humanoides e foram espalhados por diferentes locais da ilha. O moai mais alto tem cerca de 10 metros de altura e o mais pesado tem cerca de 75 toneladas.
Historiadores acreditam que os moais tenham sido construídos entre os anos de 1400 e 1650. A teoria mais aceita aponta que eles eram fabricados como forma de homenagear antepassados que foram deificados, isto é, considerados como deuses. Os moais eram construídos de rochas vulcânicas, e a maioria era feita na pedreira de um vulcão.
Leia também: A cidade perdida dos incas
Resumo sobre os moais
-
Os moais são megálitos construídos pelos Rapa Nui na Ilha de Páscoa.
-
Essas construções megalíticas apresentam formas humanoides e foram espalhadas por toda a ilha.
-
Acredita-se que tenham sido construídas entre os anos de 1400 e 1650.
-
Atualmente existem cerca de 1000 moais e alguns outros que ficaram inacabados.
-
A teoria mais aceita aponta que eles foram construídos para antepassados deificados.
O que são os moais?
Os moais são estátuas em formas humanoides construídas na Ilha de Páscoa — uma ilha remota no meio do Oceano Pacífico — pelos Rapa Nui, civilização que se desenvolveu nesse local. Os moais possuem um rosto humano e um pequeno tronco, e muitos deles foram construídos em cima de estruturas retangulares chamadas de ahu.
Ao todo, existem cerca de 1000 moais espalhados pela Ilha de Páscoa e muitos outros que ficaram inacabados. Eram construídos de tufo vulcânico em uma pedreira que está localizada no vulcão Rano Raraku. Existem moais com cerca de 10 metros de altura e o mais pesado deles possui cerca de 75 toneladas. Os historiadores acreditam que os moais tenham sido construídos entre o período de 1400 a 1650.
Qual a finalidade dos moais?
Não se tem plena certeza sobre o que essas construções megalíticas significavam, mas acredita-se que elas teriam sido construídas para homenagear antepassados que se foram e se tornaram figuras deificadas.
Alguns moais, inclusive, possuem uma espécie de chapéu, chamado pukao, fabricado de uma rocha vulcânica avermelhada. Essa rocha era retirada de uma pedreira no vulcão Puna Pau. Acredita-se que o pukao seja uma homenagem dos Rapa Nui a personalidades que possuíam posições mais significativas em sua sociedade.
Outra teoria aponta que os moais seriam construídos como uma espécie de protetores espirituais da ilha e uma teoria mais recente apontou que os moais poderiam ter sido construídos com a finalidade de garantir maior fertilidade do solo à agricultura desenvolvida pelos Rapa Nui. Por fim, muitos acreditam que os moais eram responsáveis por garantir os cuidados daqueles que estavam vivos.
Veja também: Por que os maias construíram pirâmides?
Como os moais foram construídos?
A maior parte dos moais eram construídos na posição horizontal, na pedreira do vulcão Rano Raraku, e, quando estavam prontos, eram separados da pedreira, erguidos e transportados para o local onde seriam instalados. Essa é uma parte interessante da história dos moais, porque muitos deles estão a vários quilômetros de distância do local onde foram construídos.
Para isso, os historiadores apontam que os Rapa Nui conseguiam, de alguma maneira ainda não totalmente esclarecida, locomover os grandes megálitos pela ilha. Inclusive, sabe-se que existiam estradas que foram construídas com o propósito de permitir esse deslocamento dos moais.
Os moais eram construídos por meio de uma ferramenta parecida com um formão e fabricada de havaíto, uma rocha vulcânica de grande resistência que também era encontrada na Ilha de Páscoa. Essa rocha era encontrada na pedreira chamada Rua Toko-Toki.
Quem eram os Rapa Nui?
Rapa nui foi a civilização responsável pela construção dos moais e esse povo habitou a Ilha de Páscoa por alguns séculos. A marca dessa civilização, além dos moais, foi o seu isolamento, uma vez que a ilha mais próxima da Ilha da Páscoa é a Ilha de Pitcairn, localizada a cerca de 2000 quilômetros de distância.
Acredita-se que os Rapa Nui tenham estabelecido sua civilização por volta do ano 1200, embora existam teorias que apontam que a chegada deles à ilha possa ter sido entre os anos de 300 e 400 ou 700 a 800. O que de fato se sabe é que eles se desenvolveram a partir de um grupo de humanos que se mudou das Ilhas Marquesas até a Ilha de Páscoa.
Esse grupo era liderado por um chefe chamado Hotu Matu’a, e as teorias apontam que essa mudança teria sido motivada por um surto de intoxicação alimentar nas Ilhas Marquesas. Os historiadores afirmam que existem grandes semelhanças linguísticas e culturais entre as populações da Ilha de Páscoa e das Ilhas Marquesas.
Os moais foram o grande destaque da civilização Rapa Nui, mas eles também são famosos pela habilidade de sobreviver em uma ilha remota, com recursos extremamente limitados. Acredita-se que a decadência desse povo tenha se iniciado com o esgotamento dos recursos da ilha.
A falta de recursos para sobreviver teria causado guerras, que levaram à redução populacional da Ilha de Páscoa. Quando os europeus chegaram à ilha, no começo do século XVIII, a decadência Rapa Nui estava avançada.